terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Arqueólogos encontram ruínas da cidade de Corinto



Novas escavações arqueológicas no antigo porto da cidade bíblica de Corinto, revelam partes pouco conhecidas da história. Um terremoto atingiu o local, deixando parte de Corinto no fundo do mar. De acordo com a Bíblia, ela foi visitada pelo apóstolo Paulo, no período em que esteve sob o domínio do Império Romano. Também é mencionada nas duas cartas que Paulo escreveu aos membros da igreja naquela cidade.

Arqueólogos da Grécia e da Dinamarca estão investigando o porto de Lechaion, que ficou submerso. Também investigam o porto de Kenchreai. Eles descobriram ruínas que mostram traços de engenharia romana e prédios muito antigos.

“Por quase duas décadas, fiquei procurando o contexto arqueológico perfeito, onde todo o material orgânico normalmente não encontrado em terra estivesse preservado”, explica Bjørn Lovén, diretor do projeto. “O potencial para mais descobertas únicas é inacreditável”.

A estrutura portuária, localizada no golfo de Corinto, antes do terremoto ligava a cidade de Corinto com as rotas comerciais na região. Isso ajudou a acumular grandes riquezas.

Os romanos destruíram Corinto no ano 146 a.C. quando conquistaram a Grécia. O imperador Júlio César reconstruiu a cidade e seus portos no ano 44 a.C. A cidade tinha uma posição estratégica no mar Mediterrâneo em seus dias.

A história registra que o porto foi atingido por um terremoto no início do século 7 d.C., mas os alicerces de madeira e outros artefatos encontrados estão bem preservados.

“Essas estruturas de madeira extremamente raras que encontramos nos estágios iniciais de Lechaion nos dão esperança que encontremos outros materiais orgânicos, como ferramentas, mobiliário, bem como pedaços de prédios e navios naufragados, que eram feitos de madeira.  Há um potencial imenso, sendo importante sublinhar que muito raramente encontramos material orgânico em terra na região do Mediterrâneo central”, destacou Lovén.

O Projeto Porto de Lechaion é uma parceria entre o Instituto Dinamarquês em Atenas, a Universidade de Copenhague e o Éforo Grego de Antiguidades Subaquáticas.


sábado, 9 de dezembro de 2017

AD Madureira realiza Abala Itaqui-Bacanga no Anjo da Guarda



Está acontecendo no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, o Abala Itaqui-Bacanga 2017. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, 8, na Praça da Ressurreição e contou com a presença de milhares de pessoas. O Abala Itaqui-Bacanga é organizado desde 2010 pela Igreja Assembleia de Deus Madureira Anjo da Guarda. O evento tem como objetivo principal a pregação do evangelho e a assistência social dentro da sua estrutura anual de trabalho. 

O tema deste ano é "Destruindo cadeias, libertando cativos". Em 2017, o Abala Itaqui-Bacanga conta com preletores de várias partes do país, como os pastores Jaime Rosa (PR), Clebson Bandeira (MA), Anderson Cante (RS) e Genival Bento (AL). No louvor, as cantoras Shirley Carvalhaes e Fabiana Anastácio e as duplas Peter e Neylma e Kleber e Wanderley.

O evento acontece em dois lugares: até este sábado, 9, na Praça da ressurreição; e neste domino, 10, e na segunda-feira, 11, na Assembleia de Deus Madureira, no Anjo da Guarda (Rua da Laranjeiras - próximo à Praça do Canhão) 


Leitura da Bíblia cresce perto do Natal, indica pesquisa



A leitura da Bíblia cresce bruscamente com a chegada do Natal e das festas que marcam o final do ano. Isso não é surpresa para o pastor Bobby Gruenewald, um dos criadores do popular aplicativo YouVersion, que tem cerca de 300 milhões de usuários no mundo todo.

Além de várias versões da Palavra de Deus, ele oferece planos de leitura. Um levantamento do Youversion comprova que há um aumento repentino todos os anos no número de pessoas.

“Percebemos um aumento de cerca de 50% na quantidade de pessoas que leem a Bíblia entre dezembro e janeiro, apenas com o influxo das festas de fim de ano”, garante Gruenewald.

Via de regra, as pessoas leem mais a história do Natal, e muitas estabelecem metas pessoais para o Ano Novo. Isso inclui maior contato com a Palavra ou fazer leitura de toda a Bíblia em um ano, segundo os planos oferecidos pelo aplicativo.

Isso costuma não se confirmar. “Muitas vezes, quando chega em fevereiro, lá pelo meio do mês, se as pessoas não conseguirem criar um hábito realmente sólido de leitura, estas estatísticas começam a cair”, avalia o representante do Youversion.

A empresa, que não tem fins lucrativos e disponibiliza o app gratuitamente foi originalmente criada como um ministério dentro de uma igreja, mas o sucesso foi tanto que acabou se tornando independente.

Gruenewald lembra que as análises e estatísticas divulgadas por eles são relacionadas com os usuários do Youversion, mas servem como balizamento para os hábitos dos leitores da Bíblia de modo geral.

“Parece-me natural que na época do Natal e do Ano Novo as pessoas comecem a pensar em Deus, muitas vezes estão fazendo isso pela primeira vez em suas vidas”, avalia.

Embora nem todo mundo se mantenha firme em suas resoluções de final de ano ou estejam ocupadas demais com outras coisas e acabem deixando a leitura bíblica de lado, Gruenewald lembra que ela só traz benefícios.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Yudi Tamashiro é batizado em igreja em São Paulo



Quem cresceu assistindo o programa "Bom Dia e Cia" lembra dele: Yudi Tamashiro. Todas as manhãs, Yudi e sua companheira no programa, Priscila Alcântara, alegravam a criançada, principalmente quando distribuíam videogames de uma famosa marca.

No último sábado, 18, assim como a sua ex-companheira no programa infantil do SBT (que já é evangélica), Yudi desceu às águas, na igreja Bola de Neve, de Alphaville, em São Paulo. Agora os dois, que hoje são cantores, estão juntos na mesma denominação

Nas Redes Sociais, Tamashiro compartilhou algumas fotos da cerimônia. Em sua conta no Twitter, Yudi publicou: "Quem crer e for batizado, será salvo".

AD em Areinha comemora 40 anos trabalhando na obra de Deus



A Assembleia de Deus, Congregação Areinha - Área 30 comemora esta semana 40 anos de trabalhos na obra do Senhor. As festividades acontecem de 23 a 26 de novembro com o tema "40 anos anos buscando e vivendo na presença do Senhor". Também vão acontecer as comemorações do 39º aniversário do Círculo de Oração Altar de Deus.


Confira a Programação:

Dia 23 - Quinta-feira - Abertura - 19h
Ministração: Pr José Guimarães Coutinho

Dia 24 - Sexta-feira - Encontro Infantil - 19h
Ministração: Irmã Adélia Regine

Dia 25 - Sábado 
  Manhã - 8h - Consagração

  Tarde - 14h - Encontro de Círculos de Oração
  Ministração: Irmã Telma Pinheiro

  Noite - 19h - Encontro de Jovens
  Ministração: Pr Edmilson Flor

Dia 26 - Domingo

  Manhã - 8h - Passeata Evangelística

  Noite - 18h - Culto de Gratidão
  Ministração: Pr Edivaldo Ferreira

Louvores com corais, vocais, bandas da área e convidados.

Local: Rua 39, Quadra 70, Casa 15, Areinha. 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

AD São Luís realiza campanha de doação de sangue, em parceria com o HEMOMAR



A Assembleia de Deus em São Luís, em parceria com o HEMOMAR, realiza, no próximo sábado, dia 07, a Campanha Vem Doar, com o objetivo de conseguir um grande número de doadores de sangue. E, para isso, conta o apoio dos membros da igreja. O evento está previsto para acontecer na Igreja Assembleia de Deus · Congregação Betel · Área 33 · Estrada de Ribamar · Aurora.

A Campanha vai acontecer de 8 da manhã às 5 da tarde e é muito importante já que a doação de sangue é essencial para a vida de muita gente que precisa, principalmente quem está nos hospitais.

domingo, 10 de setembro de 2017

Católicos deixarão de ser maioria no Brasil em 2030

Andrew Chesnut, especialista em religião da Universidade da Virginia Commonwealth, prevê que o Brasil deixe de ser um país de maioria católica no ano de 2030, conforme a perca de fiéis nos últimos tempos.

Sua principal justificativa se dá na base de queda de católicos no Brasil e também o aumento de evangélicos pentecostais. No último século, os católicos representavam mais de 90% da população, número hoje que é abaixo de 70.

“A Igreja Católica perdeu milhões de fiéis na América Latina, principalmente para a Igreja Pentecostal. Essa foi a razão principal da escolha do primeiro papa latino-americano”, afirmou Andrew Chesnut em entrevista à agência EFE.

Mesmo com a popularidade do Papa Francisco, o número de evangélicos no Brasil subiu em 29%. De acordo com a igreja, são mais de 172 milhões de pessoas batizadas na Igreja Católica ainda.

O estado brasileiro com o maior percentual de evangélicos é Rondônia, no norte do país, cuja proporção é de 33,8%. Fora do Brasil, o país com a maior presença de católicos batizados na América é o México. Com informações Euronews

domingo, 27 de agosto de 2017

AD Área 9 realiza Conferência "Noite de Luz""



Mostrar que a geração jovem é a luz do mundo, atentando para os perigos de uma sociedade que vive em trevas. Esse é o objetivo da realização da Conferência "Noite da Luz", que vai ser realizada pela Assembleia de Deus, no Bequimão ( Área 9). O evento vai acontecer no dia 7 de outubro, na sub-sede da igreja, no bairro Bequimão, às 17h.

Essa é a terceira edição do evento. Esse ano o tema escolhido foi "Liberdade de Adorar". Segundo a organização, esse tema foi escolhido pois os jovens, no caminhar da sua fé, precisam saber o que é adoração e como adorar. E, que cantar ou pregar não são as únicas adorações existentes.

O ministrante vai ser o Pr. Claudio Froz. O evento vai ter também a participação de vários ministérios de louvor, de dança e de teatro. A entrada é franca.  

domingo, 20 de agosto de 2017

Projeto evangelístico ensina costura e artesanato em Botsuana, na África



O Botsuana, um dos países mais economicamente e politicamente estáveis do sul da África, está recebendo várias iniciativas em termos de missões de cunho cristão junto a população.

Uma dessas iniciativas é o projeto evangelístico Blessed Hands que, em português, se chama Mãos Abençoadas. O programa visa trazer atividades manuais como corte, costura, artesanato, à população que deseja aprender.

De acordo com a Junta de Missões Mundiais, o país também tem recebido cursos de capacitação de líderes, uma maior participação das mulheres e também mais pregações por evangelistas.

A ideia surgiu em uma igreja local, mas já alcançou destaque nacional por uma premiação ocorrida em um evento sediado em Gaborne, a capital do país. Com isso, o projeto acabou se espalhando em outras igrejas.

A coordenadora do projeto, a missionária Edna Carmona, participou em julho da conferência anual das mulheres batistas, no município de Sebina. Ela conta boas histórias de sua participação.

“A participação foi coroada de sucesso, e muitas igrejas estão nos solicitando o início do programa em suas comunidades também”, afirma Edna. De acordo com a junta, seu trabalho é desenvolvido junto com o marido, que é pastor, e também pela filha do casal.

Neste mês, os três estarão em uma conferência de mulheres batistas da África, sediado desta vez em Zâmbia, país vizinho de Botsuana. “Ore por nossa viagem de carro, mais de três mil quilômetros ida e volta, e pela boa participação do Blessed Hands”, disse a missionária.

Outro pedido feito, desta vez pelo Pr. Roberto Carmona, esposo da missionária, é de financiadores para custear o Seminário Batista, que é frequentado por jovens de baixa renda em Botsuana.

“Rogamos sua oração e participação com uma oferta especial para que possamos alcançar o alvo para o registro anual do Seminário Batista referente a 2018. Cremos que essa obra é do Senhor e que ele levantará os mantenedores para isso. Seja a voz em sua igreja e associação, junto a seu pastor em prol desse alvo”, afirmou.

domingo, 13 de agosto de 2017

Caminhada e show marcam o Dia do Jovem Assembleiano em São Luís



Os jovens da Assembleia de Deus em São Luís se mobilizaram, neste sábado, em toda a capital em comemoração ao Dia Nacional do Jovem Assembleiano. A proposta da data é fortalecer a identidade do jovem assembleiano e promover movimentos evangelísticos em todo o país.

Em São Luís, foram feitas várias ações como evangelização nos semáforos, praças e ruas, louvores, coreografias, teatro e entrega de folhetos. Aconteceu também uma grande marcha com concentração em frente ao Terminal da Praia Grande, percorrendo as principais ruas e avenidas do Centro. A programação terminou com a Festa do Céu, na Praça Maria Aragão, com a participação de milhares de jovens.

domingo, 6 de agosto de 2017

Idosa evangeliza em aeroporto de Brasília há 23 anos


O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. convive, desde 1993, com uma figura que já é conhecida entre os trabalhadores do local. Isaura Lima Lopes, de 83 anos, escolheu morar no aeroporto e fez dele seu espaço de evangelização.
O aeroporto recebe, diariamente, cerca de 50 mil passageiros. Mesmo assim, Isaura é reconhecida pelos funcionários e pela Inframérica, empresa que administra as instalações há 5 anos. No entanto, a história anterior de Lopes é pouco detalhada.
Isaura possui deficiência auditiva e não ouve desde os 38 anos de idade. No aeroporto, carrega Bíblia, cartazes, e fala alto sobre sua fé para as pessoas. E, para dialogar com ela, é preciso escrever em um pedaço de papel.
Pernambucana nascida na cidade de Goiana, Isaura não possui contato com a família. De acordo com o Metrópoles, sua mãe morreu quando tinha 11 anos de idade. E foi noiva duas vezes, mas não se casou. “A partir daí, comecei a servir a Deus e costumo dizer que sou guiada por Ele”, disse.
Passou 40 anos de sua vida transitando entre várias cidades até que, em 1992, chegou no Distrito Federal. As primeiras visitas ao aeroporto eram de horas, até que se estabeleceu em definitivo. Ela conta que também possui uma quitinete alugada na cidade de Valparaíso, no entorno de Brasília.
“Tem um ano e quatro meses que não vou em casa. Tudo que preciso está comigo. Estou aqui porque o Senhor me disse para vir falar neste lugar, pois os ricos passam por mim todos os dias. São pessoas que não querem saber de Deus, somente de dinheiro e das coisas terrenas”, disse.
Isaura frequenta uma panificadora dentro do aeroporto, e a gerente Damyres Cavalho afirma que a idosa cuida da higiene. “Ela não é pedinte. Só usa o aeroporto para pregar. Todos aqui a conhecem”, contou.
Isaura afirma que recebeu um chamado para ser missionária em 1953, quando tinha 19 anos e que sobrevive do salário mínimo que recebe da aposentadoria. Quando o valor acaba, passageiros doam para lhe ajudar.
"Nunca passo necessidade. Tem sempre alguém que me ajuda. Não peço nada a ninguém, mas o Senhor toca o coração das pessoas e elas trazem pra mim”, afirmou Isaura.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jovem é amarrado pela família durante 12 horas após se converter

Um homem em Laos, cujo nome não é identificado por motivos de segurança, teve seu drama divulgado pela missão Portas Abertas. Ele, que possui o dilema de talvez abandonar sua família por conta de sua fé, vive num dos países mais hostis ao cristianismo.

Com 20 anos, é perseguido e atacado pelos próprios familiares. Justamente pelo não apoio de quem mais precisa, o jovem passa por dificuldades. Entre as ações contra ele, envolvem um espancamento do irmão e de um tio, que o amarraram com cordas e o bateram.

De acordo com informações divulgadas pela Portas Abertas, o Laos ocupa o vigésimo quarto lugar entre os países selecionados na Lista Mundial da Perseguição, que mostra os locais mais difíceis de se exercer a fé cristã.

“Eles me disseram que preciso retornar à antiga fé e que devo negar a Cristo. Fiquei amarrado das 7 horas da manhã até 7 da noite. Doeu ouvir o que saiu da boca deles”, disse o jovem.

Ele, que é casado e possui um filho de 4 meses de idade, faz parte de um grupo étnico asiático, a tribo Hmong, localizada em uma das províncias de Laos, país asiático próximo da China e Vietnã.

“Um dia, um de seus parentes, que já participou de um aconselhamento pós-trauma da Portas Abertas, pregou a ele o evangelho e ele então se decidiu por Cristo”, disse um missionário que conheceu o jovem.

“Minha esposa estava doente e nós fomos ver o xamã da nossa aldeia. Ele nos aconselhou a sacrificar muitos animais para que ela fosse curada, mas minha família é muito pobre e não conseguimos comprar tudo o que ele pediu. Foi quando meu tio orou por ela e minha esposa foi curada”, disse o homem.

domingo, 30 de julho de 2017

Semadema realiza Congresso de Intercessão Missionária em São Luís



A Secretaria de Missões da Assembleia de Deus do Estado do Maranhão (SEMADEMA) vai realizar, em São Luís, nos dias 4 e 5 de agosto, o Congresso de Intercessão Missionária, com o tema Faze Isso e Viverás: um chamado à prática missionária. O evento vai acontecer AD João Paulo.

O objetivo do evento é mobilizar a igreja para a oração em favor da obra missionária e expandir a Rede de Oração por Missões no Maranhão. Os ministrantes vão ser os pastores José Guimarães Coutinho (AD São Luís) e Francisco de Assis (AD Lago da Pedra); Miss Yala Diniz e Suely Lima (AD São Luís) e Miss Kelem Gaspar (AD Maracanã-PA).

De acordo com a organização, a inscrição dá direito ao material, hospedagem e alimentação. Mais informações com o pastor Mateus Jucar (98) 98162 7316, o miss. Sergiam Almeida (98) 98277 1957 e a miss Yala Diniz (99) 99136 5829.   


Pastor evangeliza o Tocantins de bicicleta: “Cumprindo o Ide”



Um vídeo divulgado no Facebook apresenta a história curiosa de um pastor chamado Altair, de 68 anos, que percorre as estradas do estado de Tocantins para evangelizar. A prática, segundo ele, já soma três décadas.

O vídeo foi publicado no último sábado (22) no Facebook e gravado por um homem chamado Efraim. Em quase uma semana, a publicação alcançou mais de 70 mil visualizações.

Na ocasião, Altair saiu da capital Palmas, mais especificamente o bairro Taquaralto, da região sul do município, em direção à Ponte Alta do Tocantins, cidade localizada 147 km da capital.

“Nós optamos pela bicicleta porque eu sempre passo nessa estrada de carro e vejo a necessidade de encostar nas casas, pregar o Evangelho para essas pessoas, porque muitas não têm essa oportunidade. Estou cumprindo o ‘ide’ de Jesus”, afirmou o líder evangélico.

“Eu louvo a Deus pela vida de muitos que vão de jatinho e carros, porque vão aos lugares remotos. Deus me deu força e saúde para que eu pregasse nos lugares mais próximos. Mas não é difícil, dá para fazer tranquilo”, disse Aldair, em referência as pessoas que possuem veículos mais avantajados.

O pastor também aproveitou que estava sendo gravado para mandar uma mensagem aos internautas. “Às vezes reclamam do ministério, reclamam do pastor, reclamam de tantas coisas, sendo que as portas do mundo estão escancaradas para todos pregarem o Evangelho”, criticou.

“As almas estão sedentas. Enquanto estamos olhando para essas coisas, as almas estão perecendo”, encorajou Altair os internautas que, segundo ele, podem se mover para transmitir a fé cristã.

“Se você não pode fazer isso que eu estou fazendo — por causa da sua idade, saúde ou limitação física — pegue sua Bíblia, vá a um vizinho próximo, saia nas ruas da cidade”, fez o apelo.

“Faça isso uma ou duas vezes por semana e Deus vai te abençoar ricamente. É um trabalho que Deus não valoriza por multidões, mas pelo nosso esforço com a alma que ganhamos para Jesus. A mensagem que você leva tem muito valor”, afirmou.

“Os apóstolos não tiveram a oportunidade de ter uma bicicleta como eu tive para evangelizar. Eles iam de casa em casa, a pé. Isso aqui não representa nada, só a minha boa vontade”, finaliza.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

AD Área 2 realiza o Acampa Teen



A Coordenação de Adoslescentes da Área 2 da Assembleia de Deus em São Luís vai realizar, nos dias 28 e 29 de julho, o Acampa Teen, com o tema: Um por todos, todos por um.

O preletor vai ser o pastor Hairton Carvalho, de Anápolis-GO. As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas no Templo da sub-sede da AD Área 2. O evento vai acontecer no Espaço Efrata, no Araçagí. Mais informações pelo telefone 98101 7217


domingo, 23 de julho de 2017

Um templo evangélico é inaugurado a cada dez dias na França



As igrejas evangélicas estão crescendo na França. A afirmativa é da reportagem da revista L’Obs desta semana. Segundo a matéria, um novo templo é inaugurado a cada dez dias e essa já se tornou a religião mais “dinâmica” do país, seguida pela expansão do Islã.

A reportagem relata o sucesso da turnê pela França do pastor australiano Nick Vujicic, que reúne multidões por onde passa. Milhares de pessoas estiveram na sexta-feira (14) na ministração realizada na cidade do Havre, na Normandia, noroeste da França. A adesão a este tipo de evento confirma a ascensão das igrejas evangélicas no país.

Durante décadas ignoradas, as igrejas evangélicas eram tratadas como seitas pelos franceses, é o caso da igreja brasileira Universal do Reino de Deus. Essa reputação negativa se deve principalmente “aos cultos exuberantes marcados por rituais de curas milagrosas, transes e rezas murmuradas em línguas imaginárias e tino para os negócios das igrejas evangélicas”. Mas agora, elas “estão em pleno boom”, declara o artigo.

O evangelismo fica atrás apenas do Islã. “Mesmo se com 720 mil fiéis os evangélicos ainda estão longe dos entre 3 e 5 milhões de muçulmanos franceses e dos 10 milhões de católicos praticantes, eles dobraram em apenas 30 anos”, constata a reportagem.

L’Obs relata que 2,2 mil igrejas evangélicas abriram suas portas em menos de 40 anos, 400 delas apenas nas periferias de Paris. E, segundo Etienne Lhermenault, presidente do Conselho Nacional dos Evangélicos da França (Cnef), que federa dois terços dos evangélicos da França, o objetivo do grupo é triplicar o número de templos nos próximos anos.

“A progressão nas periferias é espetacular”, observa a reportagem, que visitou um tempo da igreja pentecostal do Centre du Renouveau chrétien (Centro do renascimento cristão, em tradução livre), em Clichy-sous-Bois, região na qual os muçulmanos são maioria.

O texto explica que, como em outras zonas periféricas, a maioria dos fiéis evangélicos vêm da África subsaariana ou das Antilhas. Mas essas novas igrejas também já estão recrutando e convertendo muçulmanos.

L’Obs ainda acrescenta que as igrejas evangélicas também começam a ser reconhecidas no cenário político francês. A tal ponto que, pela primeira vez na história, seus representantes foram convidados para a cerimônia de posse do presidente Emmanuel Macron, em maio passado. 

Com informações de RFI

domingo, 9 de julho de 2017

Coral Umadesl vai se apresentar no 10º COMADESL



O Coro Jovem Umadesl foi criado esse ano para louvar ao Senhor. O coral é formado por mais de 100 jovens da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL), entre homens e mulheres, e está ensaiando há vários fins de semana para louvar no 10° COMADESL. O primeiro ensaio do coral aconteceu em abril.

A coordenação é de Camila Moreira, o vice-coordenador é Leandro Lima; na comunicação e na secretaria, Liziane Gama. O regente é o Fernando. O irmão Robert é o regente geral da UMADESL e está ajudando o coral também.

O Coral Jovem UMADESL se apresenta no 10º COMADESL na próxima sexta-feira, 14. Antes, nesta segunda-feira, 10, louva no Templo Central da Assembleia de Deus.


Jotta A é uma das atrações do Quadranfest SLZ



O cantor Jotta A vai ser uma das atrações do Quadranfest SLZ, que acontece em São Luís, no próximo dia 15 de julho, no ginásio da UNDB. O Quadranfest faz parte do Projeto Construir, Igreja Quadrangular da Vila São Luís. Lidia Carollini também está entre as atrações.

Jotta A tornou-se conhecido nacionalmente sendo revelado num concurso de calouros no Programa Raul Gil em 2011. Após vencer o programa, foi contratado pela gravadora Central Gospel Music e lançou seu primeiro álbum, chamado Essência, que já vendeu mais de oitenta mil cópias, e foi certificado com disco de platina.

Na premiação do Troféu de Ouro, o cantor foi o vencedor da indicação de Melhor Cantor. Foi indicado em várias categorias no Troféu Promessas em 2012, com destaque para Revelação, Melhor cantor e Melhor CD, com Essência. Porém o cantor só ganhou na indicação de Revelação.

Em 2013, lançou Geração de Jesus, com produção da cantora Daniela Araújo e Jorginho Araújo, contendo algumas canções autorais e parcerias com Daniela. O disco vendeu 30 mil cópias em poucos dias.

Em 2014, o álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa).


sábado, 8 de julho de 2017

Missionária evangeliza aldeia através de “jardim de infância”



A história de Rosenilda Assis foi divulgada pela Junta das Missões Mundiais. A mulher, que realizou ações de evangelismo há dois anos, quando iniciou seus trabalhos na aldeia de Ponta Vicente, em Guiné-Bissau, agora colhe seus frutos.

No espaço, que alfabetizava adultos e crianças em uma espécie de “jardim de infância” na língua local, foi dado o nome de Bu Wakele que, em português, significa “Deus nos abençoou”.

“Fiquei admirada e feliz pelo significado no nome escolhido e pelo reconhecimento deles em pronunciar que veio de Deus a bênção do jardim de infância para a aldeia”, disse Rosenilda.

Em relação ao trabalho realizado, Assis acredita na mudança que os mais jovens viverão. “Quero que estas crianças cresçam diferentemente de mim e dos outros. Quero uma escola e uma igreja na minha aldeia, para que o meu povo conheça o seu Deus”, afirmou.

Atualmente, o projeto já conta com 11 alfabetizadas, soma várias em estudos e está seguindo para a primeira classe. Para a formatura, Rosenilda conta que promoveu uma festa.

“Com belos testemunhos dos pais que nos pediram, em nome de Deus, para não deixar seus filhos irem para a escola do estado, pois estavam admirados em ver seus filhos escrevendo o nome completo”.

“Uma mulher adulta disse: ‘Com esta idade, vejo apenas riscos brancos, e estes meninos podem escrever! Eu também quero ir para esta escola’. Outro pai afirmou: ‘Por favor, vamos construir as salas para que vocês possam aumenta o número de crianças e classes!’”, contou.

Assis ainda completou a fala do pai. “‘Não podemos parar diante do que estamos vendo hoje. Somente Deus pode retribuí-los por tudo isso’. Aquele dia foi de emoção na aldeia de Ponta Vicente, e a Deus toda a honra”, concluiu a missionária.

Do Gospel Prime 

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Casal vive de missões há 40 anos e testemunha crescimento do Evangelho na Venezuela



A Venezuela é um país de ampla maioria católica, semelhante ao Brasil de 40 anos atrás, e um casal de missionários brasileiros foi viver no país exatamente há quatro décadas, dedicando-se à divulgação da tradição protestante.

José Calixto e Suely Patrício são ligados à Junta de Missões Mundiais (JMM), entidade ligada à Convenção Batista Brasileira (CBB), e foram para a Venezuela em 1977, permanecendo no país até 1994, quando seguiram para outro campo missionário.

Durante o tempo em que serviram na Venezuela, Calixto e sua esposa iniciaram uma igreja. Chegaram ao país com 26 e 24 anos, respectivamente, e seus dois filhos, Danielle e Samuel, nasceram lá.

Quando foram designados para ir ao país pregar o Evangelho, pediram capacitação para ajudarem na expansão do Reino de Deus: “Senhor, usa-nos neste país para ganharmos milhares de venezuelanos e para abençoar não somente a obra batista, mas todas as denominações da Venezuela”, orou o casal.

A missão começou com a abertura de um pequeno espaço de reuniões, em uma garagem. O trabalho evangelístico começou a dar frutos, e quando os primeiros batismos estavam para serem realizados, uma senhora já à beira dos 40 anos, chamada María de Mejías, apresentou-se pedindo para ser inclusa entre os fiéis que seriam batizados.

“Eu perguntei se ela não gostaria de esperar o próximo batismo, pois tinha apenas um mês que congregava conosco. Ela respondeu: ‘Pastor, o senhor pode me batizar com toda a confiança. Vou ser uma crente fiel e exemplar’”, relembrou Calixto, segundo informações da JMM.

Calixto e Suely deixaram a Venezuela em 1994, para servir em outros países sul-americanos, mas retornaram 20 anos depois para a celebração dos 30 anos de fundação da Igreja Evangélica Batista Jesus Cristo é o Caminho, que eles ajudaram a plantar em Puerto La Cruz.

Como estavam no país, aproveitaram para visitar María de Mejías e saber como ela estava: “A filha advertiu que, talvez pela idade avançada, ela já não se lembraria de nós. Mas ao chegar à porta da cozinha, onde ela se encontrava em uma cadeira de rodas, eu lhe falei: ‘Irmã María de Mejías, será que você lembra de mim?’. Ela imediatamente respondeu: ‘Você é o meu pastor querido, por quem tanto oro ao Senhor todos os dias!’. Depois de quase 40 anos, ela ainda se lembrava do seu pastor”, contou.

Do Gospel +


domingo, 2 de julho de 2017

Samoa é o primeiro país do mundo a se declarar “cristão”



Com 75% da população se declarando evangélica e 23% católica, Samoa é um Estado soberano da Polinésia na Oceania, formado por várias ilhas, sendo as principais Savai’i e Upolu. Ela foi parte da Nova Zelândia até 1962.

Temendo uma invasão do Islã, o primeiro-ministro Tuilaepa Malielegaoi explicou que o governo está preocupado com as “guerras religiosas” que ocorrem atualmente em um nível global, resultando em guerras civis dentro das nações.

Por isso, o Parlamento da Samoa aprovou recentemente uma lei que altera a Constituição. O país passou a ser oficialmente um Estado cristão. Entre os 49 representantes do Parlamento, 43 votaram a favor da proposta.

Samoa já tinha uma referência ao cristianismo na Constituição, afirmando que a ação do governo deveria estar “dentro dos limites prescritos pelos mandamentos de Deus” e também que sua sociedade é “baseada em princípios cristãos”.

Antes, o primeiro artigo da sua Constituição declarava que “Samoa é fundada em Deus”, mas essa expressão poderia ser aplicada a todos os grupos religiosos. Termos similares são usados pela Indonésia, de maioria muçulmana.

Na versão atual, o artigo 1 do texto constitucional estabelece: “Samoa é uma nação cristã, fundada em Deus Pai, Filho e Espírito Santo”, mostrando um entendimento especificamente cristão de Deus, sem margem para interpretação de outros grupos religiosos, governo ou judiciário.

Curiosamente, nem a Lei Fundamental do Estado da Cidade do Vaticano, considerada a Constituição do Vaticano declara a cidade-Estado uma nação cristã.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Alunos de escola cristã são proibidos de orar antes das refeições



Um jardim de infância cristão em Umea, Suécia, está proibido de ensinar as crianças a fazerem orações antes das refeições e de oferecer classes bíblicas pois isso violaria a “Lei de Educação” do país. A legislação proíbe as instituições de ensino de incorporar “elementos confessionais” durante o horário das aulas e também dá o direito de as crianças não participarem de atividades religiosas.

A pré-escola, que é administrada pela igreja Exército da Salvação, foi acusada de não oferecer aos alunos a escolha de não participar das atividades consideradas religiosas.

A diretora Britt Marie Mårtensson reconheceu que a Lei de Educação “pode ​​ser interpretada de maneiras diferentes”, mas que a escola não entendia que dar graças a Deus pelos alimentos fosse considerado parte do período de aula.

“Como uma atividade confessional, acreditávamos que fazer uma oração era algo agradável antes das refeições”, revela. “Nossa interpretação da lei difere da do município”.

Os professores da escola expressaram sua decepção em cortar a oração da programação diária da escola. Agora, as crianças dizem uma rima e agradecem pelo sol, pela chuva ou algo de sua escolha antes de comerem, mas sem tocar no nome de Deus.

terça-feira, 27 de junho de 2017

III Conferência Teológica realizada pela AD Área 30 tem início nesta quarta



Uma boa pedida para quem quer aprender mais sobre o pentecoste bíblico é a III Conferência Teológica (Apologética), realizada pela Assembleia de Deus - Área 30, e que começa nesta quarta-feira (28) . Esse ano o evento tem como tema "Em Defesa do Pentecoste Bíblico".

Os pastores preletores vão ser José Guimarães Coutinho, Jackson Douglas e Joel Cruz, do Maranhão, e Silas Daniel do Rio de Janeiro.

A III Conferência Teológica (Apologética) - "Em Defesa do Pentecoste Bíblico" vai ser realizada na sub-sede da Assembleia de Deus, área 30, no bairro da Areinha, até o dia 1° de julho.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Marília Mendonça canta Diante do Trono em festa de São João



A cantora Marília Mendonça, notória no recente cenário sertanejo, foi uma das artistas que se apresentaram na festa de São João na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Ao encerrar sua apresentação, a intérprete surpreendeu o público ao cantar uma música evangélica.

“Hoje a nossa conversa com Deus foi bem longa. Foi bem longa de verdade, e eu pedi pra Ele que me abençoasse nessa noite especial, e que eu pudesse fazer o melhor show de todos, da minha vida”, disse a cantora, sobre a emoção de ter se apresentado no local.

Em seguida, Mendonça cantou a música “Te Agradeço”, um dos primeiros sucessos da banda mineira Diante do Trono, gravada originalmente para o álbum Diante do Trono, de 1998. “Se eu passar dessa noite, meu coração tá bom demais”, disse a artista. Ao terminar a canção, Marília chorou.

domingo, 25 de junho de 2017

Pastora trabalha há mais de 10 anos na Cracolândia: “Chamado”



A baiana Nildes Néri, de 50 anos, há 13 trabalha junto aos usuários de drogas da região da Cracolândia em São Paulo. Pastora evangélica, ela chegou com o marido e duas filhas, de 11 e 15 anos, para ser missionária pela Igreja do Evangelho Quadrangular na capital paulista.

Para ela, foi uma grande mudança em todos os sentidos. “Eu nunca tinha visto na minha vida tanta gente numa rua usando drogas”, lembra. “Vendo as famílias ali, comecei a me preocupar com elas. E da janela de onde eu morava eu via as pessoas morrendo. E acho que a maior necessidade delas muitas vezes era ter alguém para conversar. Era um ouvido, um abraço, um aperto de mão, um bom dia. E eu olhei e falei, quero ajudar essas pessoas”, relata Nildes.

Começou a obra fazendo um “trabalho de formiguinha”. “Levava eles para um espaço para dar banho, para dar comida, para ouvir. Então a nossa casa se tornou um lugar onde eles batiam todos os dias”, afirma.

Aos poucos ela foi ficando conhecida. Um dia uma pessoa a procurou e disse: “Pastora, nós estamos com uma criança aqui, o pai saiu e não voltou”. O menino tinha 4 anos e seu pai, descobriram depois estava preso. Nildes foi atrás da família e acabou encontrando o avô da criança, que não tinha condições financeiras para criá-lo. Ele decidiu ficar com a guarda.

Rafael hoje tem 12 anos e conhece sua história, só tendo conhecido o pai biológico recentemente.

Cerca de um ano depois de adotar o primeiro, Nildes recebeu em sua casa uma usuária de crack, com o filho de 6 meses no colo. Um dia, a mãe saiu e não voltou mais. A Justiça concedeu a guarda de Kauan para a pastora. Hoje, ele tem 7 anos e é o caçula dos quatro filhos.

A pastora teve seu trabalho reconhecido e foi convidada para trabalhar no Programa Recomeço, do governo estadual, que presta atendimento a dependentes químicos. Atualmente ela coordena os conselheiros da tenda que fica numa esquina movimentada do centro. Ela também virou presidente de uma ONG que trabalha com dependentes, o Centro Assistencial ao Povo Carente de São Paulo.

“Me sinto muito honrada de estar aqui. Eu me sinto muito honrada quando eu entro dentro da Cracolândia e eles escondem o cachimbo, e eles falam, ‘olha a pastora’. É o respeito, né”. “Eu me sinto grata, porque é uma oportunidade que Deus tá me dando pra eu servir o meu semelhante”, revela Nildes.

Para ela, esse “É um chamado incondicional, não é pela religião, não é pela igreja. Eu entendo que eu, como cristã, tenho uma responsabilidade”. Sua opção é de não sair pelas ruas com a Bíblia na mão. “Não imponho religião, não ando orando com ninguém, mas quando eles pedem ‘pastora, ora por mim’, eu faço”, explica.

“Costumo dizer que sou uma pastora de uma igreja sem teto, de uma igreja sem parede, onde eles não são proibidos de entrar”, ressalta. 

Do Gospel Prime com informações do G1

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Sem beijo e sexo, jovens mantêm santidade para casar



Um casal no Amazonas chamou a atenção nas redes sociais nesta semana. Entrevistados pelo G1, Gabrielly Mendes, 20, estudante de Engenharia Civil e Arquitetura, e Caique Leon, 20, formado em Sistemas de Informação, são adeptos da ideia de evitar envolvimentos sexuais antes do casamento.

Eles, que se relacionam há mais de 4 anos, ficaram metade deste período sem beijos. A decisão partiu, a princípio de Gabrielly, que diz ter recebido uma revelação divina para que o relacionamento se mantivesse saudável.

“Depois de um ano que a gente começou a namorar estava ficando bem difícil de manter a santidade e não transar. Ela teve uma revelação com Deus e chegou comigo e falou que não queria mais me beijar”, afirmou Caique.

Ele também falou sobre seus envolvimentos anteriores. “Eu nunca tinha namorado, mas já tinha ficado com outras garotas. Para mim era normal beijar, eu tinha o meu limite. Mas, estava ficando difícil porque estávamos criando muita intimidade”.

O processo, segundo Caique, foi difícil. “Nos primeiros dias foi bem ralado. Mas, aí parei para pensar que a base do nosso relacionamento não é isso, é o companheirismo. Aceitei e ficamos dois anos sem nos beijar. Já teve dias que não fui pra casa dela, e falei que não ia porque se não ia agarrá-la. Já desmarcamos cinema. Eu foco em ler a bíblia, estudar”.

O casamento está previsto para 2018, e depois do matrimônio, o casal pretende desfrutar das relações sexuais sem restrições. “Não vai existir nenhuma regra para isso”, disse Gabrielly.

Mendes ainda diz os princípios do casal. “É aquilo que a gente acredita. A gente acredita muito na Bíblia, muito em Deus. A gente sabe que a vontade de Deus é boa, prefeita e agradável pra gente. A vontade original de Deus para todas as pessoas em geral. A Bíblia fala sobre isso, e fala que não mudou”.

E, por fim, Caique reitera as bases do relacionamento. “O segredo do nosso relacionamento é a comunicação. A gente fala tudo um pro outro, coisa que a gente sente de bom ou ruim. Eu me abro totalmente pra ela, assim como ela se abre totalmente pra mim”, concluiu.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Professores passam a ler a Bíblia para alunos, após aprovação de lei na Bahia

Desde o início do mês de junho, algumas escolas de Porto Seguro, no sul da Bahia, estão permitindo que os professores leiam a Bíblia para os alunos em sala de aula e, também, orem com eles. A atividade teve início quando a prefeita do município sancionou o decreto que já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores.



Em seu texto, o decreto autoriza que todas as escolas - públicas e particulares - tenham um momento diário de leitura bíblica. A atividade não é obrigatória, por isso as escolas têm a liberdade de aderir ou não à medida. O número de instituições de ensino que estão adotando a iniciativa ainda não foi registrado.

O projeto de lei foi proposto pelo vereador Kempes Rosa (PPS), que acredita que a leitura bíblica agrega valores importantes à formação do cidadão.

"Nela [a Bíblia] tem mensagens como honrar o pai e a mãe, como proteger as pessoas, amar as pessoas sempre e amar a um Deus sob todas as coisas. O mundo hoje, as pessoas estão aí fora tentando se destruir. Eu acho que é importante passar uma mensagem de paz, hamonia", afirmou.

Além do apoio dos professores, o decreto também contou com o apoio dos pais e alunos em uma das escolas que aderiu à leitura bíblica em sala de aula.

"O que é a ética? O que é a moral? O que é o respeito pelo próximo? O que é a coragem, sabedoria, paciência a tolerância? Tudo o que eles [os estudantes] têm que ter na infância, na juventude", destacou a professora Elizabeth Doro.

A decisão já está nos murais dos pátios das escolas, porém, a prefeitura disse que o decreto não inclui a imposição da leitura bíblica, muito menos prevê a compra de Bíblias com dinheiro público.

"Isso [a leitura] está permitido, mas é de forma facultativa", reforçou Josemar Siquara, chefe do gabinete da prefeitura.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Arqueólogos descobrem local onde João Batista foi preso e decapitado


Arqueólogos descobriram um Mikvá ou Mikvé (tanque usado para batismos judaicos) nas ruínas de Maquero, uma fortaleza construída pelo vassalo do rei romano Herodes, na região da Jordânia, a 24 quilômetros ao sudeste da foz do rio Jordão, na costa leste do Mar morto. Segundo os arque[ologos, a fortaleza também teria sido o local onde Salomé dançou e João Batista foi decapitado.

A fortaleza de Maquero foi erguida em uma colina proeminente a cerca de 32 quilômetros a sudoeste de Madaba. O local de banho ritualístico do Mikvá, usado para purificação foi aparentemente construído para o uso pessoal da família real de Herodes.

O tanque é o maior de seu tipo já encontrado na Jordânia. Possui 12 degraus e uma piscina de reserva, contendo água para preencher a piscina quando sua água escorrer.

Além de suas dimensões, a arquitetura se parece muito com o Mikvá descoberto em Qumran, do outro lado do Mar Morto, em Israel, que anteriormente era considerado como único.

O Mikvá gigante foi encontrado a três metros abaixo do pátio real, onde permanceu escondido por 2.000 anos, soterrado por areia e poeira. Originalmente tinha sido equipado com um teto de pedra abobadado.

A investigação arqueológica de Maquero foi realizada pela primeira vez em 1968 pela Missão Americana Batista Arqueológica, liderada por E. Jerry Vardamann.

As escavações mais recentes, de uma equipe fortaleza ocidental, com cerca de 9,2 metros de altura. Pela primeira vez, desde o início, as dimensões extraordinárias da cidadela do deserto de Herodes foram reveladas.

As escavadeiras também encontraram uma vasta cisterna subterrânea com 18 metros de profundidade, que irrigava os jardins da fortaleza do deserto do Mar Morto e os banhos de estilo romano. A análise arqueológica mostrou que a cisterna permaneceu em uso durante todo o período herodiano.

As escavadeiras também descobriram dezenas de moedas hasmoneanas e romanas, bem como 47 fragmentos de cerâmica quebrados inscritos com letras aramaicas.

Onde Salomé dançou

Na verdade, Herodes - conhecido como o grande construtor da antiguidade - não foi o criador deste palácio real na Jordânia. Ele era de origem hasmoneana, e tinha sido erguido pelo rei Alexander Jannaeus em torno de 90 aC, em um planalto alto conhecido como Mukawir, que se eleva a 800 metros de altitude acima do Mar Morto árido. O que Herodes fez foi reformar e reconstruir a fortaleza que Jannaeus já havia construído.

Maquero teve uma importância estratégica para a defesa da Judeia, em parte, graças à visão de sua capital, Jerusalém. Os escritos rabínicos relatam que a fumaça dos sacrifícios poderia ser vista subindo dos altares do templo herodiano em Jerusalém, desde Maquero (Mishná 3, Tamid 3.8).

Qualquer exército que se aproximasse de Jerusalém do leste, primeiro teria que ocupar Maquero. Os sinais de fumaça poderiam ser vistos nas paredes da fortaleza, alertando as outras cidades sobre os inimigos.

Como Plínio, o ancião escreveu: "Maquero, depois de Jerusalém, a fortificação mais forte da Judeia" (Historia Naturalis, V. 15, 16). Evidentemente, os romanos consideraram o local mais fortificado do que a fortaleza de Masada (construída por Salomão). Mas então, Maquero era mais do que apenas um posto avançado militar.

Ao reformar Maquero, Herodes também construiu um palácio com um pátio, um tanque de estilo romano, um local para jantar extravagante e um pátio formal com um pequeno jardim real, rodeado de pórticos em quatro lados.

Foi ali que, de acordo com o historiador Flávio Josefo, Salomé dançou para Herodes Antipas.